Porque as grávidas sentem Azia?

Publicado: setembro 9, 2010 em Saude
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Evite alimentos gordurosos.

Tenha uma gravidez saudavel.

É normal muitas mulheres sentirem azia durante a gravidez, este problema é comum devido as várias mudanças ocorridas no corpo da gestante.

Devido a estas modificações gestantes devem tomar alguns cuidados, pois não existe nenhum alimento específico que provoque azia, a causa é muito individual, embora alguns estudos relatem que a cafeína pode piorar a sensação. Comidas muito gordurosas e ácidas pesam no estômago e devem ser evitadas pelas gestantes, no mais é aconselhável comer em menos quantidade e mais vezes ao dia e não esquecendo de mastigar bem os alimentos.

Tratamento:
• Evite deitar-se nas 2 horas seguintes a ter comido.
• Evite comer demais.
• Evite os alimentos fritos ou muito condimentados, principalmente à noite.
• Beba um copo de leite antes de deitar-se.
• Comer devagar e mastigar bem os alimentos.
• Monte um encosto na cama com vários travesseiros para dormir numa posição semi-sentada. Existem no mercado também travesseiros anti-refluxo, que formam uma “rampa” na cama, mantendo sua cabeça elevada.
• A gravidade ajuda a manter os ácidos no estômago que é o lugar deles, o que colabora para uma boa digestão.
• Um antiácido que contenha magnésio ou cálcio pode aliviar o desconforto, mas fale com o médico antes de tomar, porque algumas marcas contêm grande quantidade de sódio. Também não deixe de falar com o médico se nenhuma dessas medidas ajudar a aliviar o desconforto.

Frutas indicadas: mamão, manga, banana, uva, caju, maçã (crua ou cozida) e goiaba cozida.

Frutas contra-indicadas: laranja, limão, tomate, kiwi, maracujá, abacaxi (frutas ácidas em geral). Abacate, coco, nozes, avelãs e castanhas (por conterem muita gordura).

Abaixo segue uma tabela contendo explicações importantes para alimentação de gestantes sendo que durante a gravidez é normal ter cuidado com o que se come, evitando alguns alimentos e ingerindo cuidadosamente outros.

Queijo
Pode comer:
Queijos duros e curados como chesire, edam, emmental, paneer, parmesão, pecorino, provolone, quark, ricotta pasteurizado, Babybel, Cheddar, Cheshire, Derby, Double Gloucester, Edam, Emmental, Gouda, Gruyere, Halloumi, Havarti, Jarlsberg, Lancashire, Manchego, Orkney, paneer, Parmesan, Pecorino (duro), Provolone, Red Leicester.

Evite comer:
Tudo que seja queijos moles mesmo os feitos com leite pasteurizado, incluindo o brie, brie azul, cambonzola, camambert, crottin, tallegio, queijo fresco, Philadelphia, Dairylea, Mozzarella, Chaumes, queijo da serra, Pont L’Eveque, Taleggio, acherin-Fribourgeois,Bergader, Bleu d’Auvergne, Wensleydale, Shropshire Azul, Gorgonzola, Roncal, Roquefort, Stilton, Wensleydale (azul).

Risco: Listeriose

Leite e Iogurte
Pode comer: Leite e iogurte de vaca, cabra e ovelha pasteurizados, incluindo as natas do leite.
Evite comer: Leite de vaca, cabra, ovelha e derivados não pasteurizados.

Risco: Salmonelose, Ecoli 0157, Toxoplasmose, Brucelose

Gelado
Pode comer: Sorvetes e gelados à base de água bem embalados no congelador, ou de geladaria mas que não contenham ovos ou derivados.
Evite Comer: Gelados e sorvetes caseiros, bem como gelados que possam conter derivados de ovo ou conservados em locais ou recipientes de menos segurança.

Risco: Salmonelose

Ovos
Pode comer: Quer a clara quer a gema devem estar bem passadas para poderem ser ingeridas com segurança. A maionese usada deve ser de supermercado.
Evite Comer: Alimentos que possam conter ovo cru, como maionese caseira, ovos escalfados, sobremesas como ovos moles.

Risco: Salmonelose

Carne
Pode comer: A carne deve ser muito bem passada. Qualquer enchido só deve ser ingerido se for cozido, mas sempre em baixa quantidade devido ao elevado nível de sal.
Evite Comer: Carne crua e mal passada, como carpaccio ou tártaros. Carnes fumadas não cozinhadas, incluindo bacon fiambre, mortadela, presunto, etc. Fígado e derivados como quaisquer tipo de patês.

Risco: Toxoplasmose

Aves e caça
Pode comer: A carne de aves e da caça em geral deve ser muito bem passada, muito bem cozinhada e ingerida na ocasião que foi cozinhada. Se utilizar frango pré-cozinhado em saladas deve de o fazer num curto espaço de tempo e certificar-se que foi preservado no frio.
Evite Comer: Carne de aves ou caça sem estar bem passada.

Risco: Salmonelose e listeriose

Peixe
Pode comer: O peixe deve estar completamente cozinhado, não apresentando sangue ou partes mal passadas.
Pode comer atum enlatado (não mais de 150 gramas por semana). O salmão, arenque, sardinha e truta como são peixes gordos deve limitar a sua ingestão a 2 doses semanais. O peixe fumado só o deve ingerir depois de cozinhado.
Evite Comer: Peixe cru ou mal passado em carpaccio, tártaro, sushi, ou sashimi. Peixe rico em mercúrio como tubarão, peixe-espada, espadim, cavala e perca. Peixe fumado não cozinhado como salmão ou truta fumada.

Risco: Toxoplasmose, Níveis excessivos de mercúrio.

Mariscos e frutors do mar
Pode comer: Pode ingerir marisco desde que tenha sido acabado de cozinhar e bem cozido.
Evite comer: Marisco cru como ostras ou Marisco mal cozido. ATENCAO: Todo o marisco que tenha excedido a data de validade.

Risco: Salmonelose e Campilobactéria

Frutas e Legumes
Pode comer: Todo e qualquer, porem bem cozindo
ATENCAO: Todo e qualquer fruta ou leguma cru desde que sejam bem lavados em água corrente e de preferência sejam colocados em água com umas gotas de vinagre antes de serem preparados.
Evite Comer: Frutas e legumes não lavados.

Risco: Toxoplasmose

Saladas
Pode comer: As saladas frescas tal como os legumes devem ser muito bem lavadas em água corrente e mergulhadas uns minutos em água com algumas gotas de vinagre. As saladas pré-embaladas devem também ser lavadas em água corrente, e verificada a data de validade antes de serem ingeridas. Se ingerir saladas fora de casa verifique a data de validade.
Evite comer: aladas não lavadas. Saladas que possam levar ovo mal cozido ou maionese caseira.

Risco: Listeriose e Toxoplasmose.

Fontes:

http://demaeparamae.pt/artigos/que-se-pode-comer-durante-gravidez-seus-riscos.

http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/saude/azia/

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI886-10566,00.html

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=402

http://www.sedest.df.gov.br/sites/300/382/00000738.pdf -
bebe.abril.com.br/word_bebe/wp-content/…/08/Apostila_AULA_03.pdf

http://www.apdpn.org.pt/_scripts/informacao/471656228.pdf

Nutricionista: Gledciani Alves Teodoro CRN10 1757

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